O Instituto São Paulo Em Movimento nasceu de uma iniciativa do ex-Subprefeito do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires, como esportista, se incomodava pela inexistência de equipamentos que pudessem atender a comunidade na região. E em 2005, Alexandre organizou com familiares e vizinhos a primeira ação, intitulada “Projeto Trem das Onze” para trabalhar em prol da comunidade.
Este projeto tinha por objetivo atender crianças, adolescentes, adultos e a melhor idade no bairro da Vila Constança, zona norte da Cidade de São Paulo, e num pequeno espaço improvisado, cedido por um morador do bairro, iniciou a realização do sonho de Alexandre. Como houve um rápido aumento pela procura, foi necessário ampliar o atendimento e buscar lugares mais adequados para desenvolver as atividades. Através de uma parceria com a EMEBS Luie Bray e a EMEI ítalo Betarello, passou a utilizar os espaços escolares após as aulas, realizando as atividades de condicionamento físico para melhor idade, música, dança, teatro e aulas de karatê, que eram ministradas pelo próprio fundador Alexandre Pires, exímio nesta habilidade de artes marciais, além de contar com a ajuda de familiares e amigos voluntários.
Em 2009, havendo ainda a necessidade de ampliar ainda mais os trabalhos, um novo projeto ganhou vida, intitulado “Projeto da Amizade”, que na região da Vila Constança, passou a proporcionar à comunidade local atividades físicas e culturais, além de amparo social aos mais vulneráveis. Foram realizadas diversas peças teatrais, apresentações de balé clássico, entregas de cestas básicas e cursos de formação, sendo responsável pela qualificação de muitos jovens que, posteriormente se tornaram voluntários neste projeto. Os trabalhos realizados se destacaram, ganhando visibilidade também nos meios de comunicação, classificando o projeto como um dos finalistas do prêmio “Globo Móvel de Responsabilidade Social” em 2011 como o melhor projeto inovador das comunidades.
Aulas gratuitas para a comunidade
O Instituto São Paulo em Movimento inaugurou em 2022 uma nova etapa, com sua sede no Jaçanã, vem ofertando aulas gratuitas de Karatê, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Condicionamento Físico, Yoga, Aplicação de Reiki, Dança de Salão, Ballet, Orientação Jurídica e Social a todos os interessados, sejam crianças, jovens, adultos ou melhor idade.